Case Citröen Air Cross

Quando algo está no ar, é bom aproveitar.

No lançamento do Citröen Air Cross fomos convidados pela agência digital Rumbaº, do nosso amigo Andre Cury, para participar do processo de planejamento da campanha.

Nosso principal desafio juntos era fazer diferente, gerar buzz no meio digital com ativação de veículos de mídia, redes sociais e fãs da marca.

O segmento é um dos mais concorridos, os esportivos utilitários começaram sua escalada desde a chegada do Eco Sport em 2003.

Eco Sport
Segmento de utilitários esportivos – lançamento do Eco Sport em 2003
Jeep Renegade
Segmento continua crescendo forte com novas marcas e modelos

Estamos em abril de 2010 e o momento trazia também novidades no mundo da geolocalização. Lançado em 2007 nos EUA, o Google Street View já trilhava as pistas nacionais mas ainda estava sem data para acesso público. Esse gancho foi fundamental para a montagem de um planejamento de ações e uma bela campanha “concorrente” que iria se revelar no lançamento do Citröen Air Cross.

Google Street View no Correiro Popular
Detalhe de capa do jornal Correio Popular, em Campinas – SP

Veja um resumo das ações trabalhadas:

  • Etapa 1: Kit Imprensa NeoArtic* + Bússula
    Data: 19/Abril
    Direcionado a mídia e aos blogueiros, apresentava o conceito do site algoestanoar.com.br. O efeito bombástico foi provocado pela ousadia de uma empresa desconhecida antecipar imagens do maior produto do Google (em desenvolvimento na época no Brasil – o Google Street View).

*curiosidade: a marca criada NeoArtic é quase um palíndromo, lida ao contrário forma CitrAoen)

  • Etapa 2: Lançamento do site algoestanoar.com.br
    Data: 19/Abril
    Primeiro bloco de quarteirões foi liberado, envolvendo a concessionária da Citroën Saint Michel, na Av. Rebouças, compreendendo o bloco (de ruas e esquinas): R. dos Pinheiros, R. Cap. Antônio Rosa, R. Sampaio Vidal e R. Cap. Prudente.
Street View 01
Mapa de localização do primeiro “street view” da empresa concorrente
  • Etapa 3: Ampliação da Av. Rebouças com imagens inusitadas e curiosas
    Data: 24h a 48h da Etapa 2 – 20-21/Abril
    Liberado outro trecho. Neste percurso, há uma cena estranha onde vemos situações inusitadas – pouco prováveis num street view convencional.

obs.: vale lembrar que na altura do lançamento do Google Street View nos EUA, muita gente ficava tentando encontrar anomalias na montagem das imagens, bem como situações engraçadas.

Algo está no ar
Algo está no ar – street view ainda sem o Citröen Air Cross
  • Etapa 4: Nova área de street view com divulgação de promoção
    Data: De 22-23/ Abril a 4/Maio
    É liberado mais um trecho. No final deste trecho vemos um outdoor (que hoje não existe mais em São Paulo), com uma promoção:

Algo está no ar!
Descubra o que este site está lançando e concorra a 1 MacBook Air.

  • Etapa 5: Divulgação do Carro + Ganhadores da Promoção
    Data: De 05/ Maio a 09/Junho
Algo está no ar
Páginas do street view são liberadas com informações sobre o lançamento do Citröen Air Cross
Algo está no ar
Interações com as imagens 360º apresentam o novo Citröen Air Cross
Algo está no ar
Visualização 360º ajuda na apresentação do Citröen Air Cross por todos os ângulos
Algo está no ar
Mais personagens são inseridos à cena pelo poder de atração do Citröen Air Cross

Quer saber mais sobre planejamento focado em inovação? Entre em contato com a gente, será um grande prazer compartilhar nosso conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s