Case Medalha Azul Samsung

Vencedor do Prêmio Marketing Best nas edições 2007 e 2008.

O case Medalha Azul Samsung foi desenvolvido pelos profissionais da Casa Barcelona, Jaime Nakamura e Ricardo Motta, dentro do que definimos como Projeto Legado.

O Case possui muitas citações na rede, das quais destacamos as publicadas nas edições do Prêmio Marketing Best 2007 e 2008 e o post onde lembramos a campanha às portas do ano Olímpico no Rio em 2016.

Para a apresentação do Case aqui, vamos repassar pontos importantes da estratégia para funcionar como objeto de análise e desenvolvimento tático de branding, patrocínio e ativação de eventos para a área do Esporte.

Começamos com o vídeo resumo da campanha de 2008:

O maior diferencial estratégico dos cases de 2007 e 2008 foi o entendimento da relação que o público teria com cada evento.

Em 2007 os jogos foram no Rio de Janeiro, como em 2016, por isso foi fundamental focar os investimentos em ativações de eventos locais, espaço para demonstração de produtos, mídia direcionada e geração de relacionamento com o trade através de incentivos e promoções com participação dos atletas patrocinados.

Orquestrado com habilidade junto à presidência da Samsung pela querida Gisela Turchetti de Almeida,e executado com maestria pelos incansáveis amigos Ricardo CirilloCamila Pádua Borges, o planejamento de 2007 contou com os seguintes pilares estratégicos e campanhas de ativação:

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Planejamento das Ações – Projeto Medalha Azul Samsung 2007
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Campanhas & Ativações – Projeto Medalha Azul Samsung 2007

Ao apontarmos para 2008, entretanto, a importância do digital tornou-se fundamental. A internet já tinha grande força no mercado, mas o fato de termos um fuso de 11 horas de diferença nos indicava a necessidade de garantir uma maior presença digital, mesmo sendo a mídia televisiva um fator importante na época – vale dizer esse fato irá se repetir na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Em parceria com Ricardo Di Sora, responsável pela área de marketing esportivo da Samsung, estabelecemos um plano estratégico que envolvia a criação de pacotes de conteúdo por atleta patrocinado, eles receberam celulares com câmeras e filmadoras e foram incentivados a utilizar a marca Samsung a seu favor, não o contrário, como se espera de um patrocínio.

Veja abaixo algumas telas do projeto participante do prêmio Marketing Best 2008:

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Plano Estratégico – Projeto Medalha Azul Samsung 2008
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Planejamento das Ações – Projeto Medalha Azul Samsung 2008
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Conceito de Comunicação – Projeto Medalha Azul Samsung 2008

O entendimento do branding vem mudando muito nos últimos anos. Nós, da Casa Barcelona, temos uma visão e uma metodologia de gestão de marcas. E não importa o tamanho de uma marca, ela precisa de uma consistência que só é possível através de uma compreensão clara da sua principal qualidade: gerar valor.

Para a campanha Medalha Azul Samsung 2008, o reforço do posicionamento foi realizado através de um filme clássico de 30 segundos, com a presença da linha de produtos e dos atletas do time:

O desafio do desenvolvimento social é uma temática que nossa empresa gosta, ou melhor, tem paixão. Não é uma paixão cega, pois temos experimentado várias formas de incentivar e promover a ideia de negócios com objetivos sociais. Se o mundo tivesse em paz e sem problemas sociais graves, talvez não tivéssemos essa busca.

Enfim, neste Case também tratamos a inclusão de jovens talentos no mesmo bolo que atletas famosos e reconhecidos. Essa campanha “em simultâneo”, se assim podemos dizer, teve 2 momentos importantes:

  1. a seleção do jovem a ser patrocinado em 2007 (todos foram na verdade, mas em proporções diferentes conforme o resultado);
  2. a selecionada, Priscila Xavier, que em 2008 fez parte do Time Medalha Azul Samsung 2008. Confira o vídeo que apresenta os atletas.

Se você gosta de marketing esportivo e social, veja também um projeto economicamente mais simples, mas não menos empolgante: o International FutCamp.

A parte mais difícil de uma campanha de grandes anual e de proporções é fazer um resumo onde seja possível visualizar todas as ativações realizadas. Com o passar dos anos, essas atividades serão cada vez mais simples de executar, mas em 2008 eram bastante desafiadoras:

  • Website Central – hub centralizador de toda comunicação e acesso direto aos atletas do time Medalha Azul 2008.
  • Mobile Marketing – divulgação via celular de conteúdos exclusivos.
  • Web TV – vídeos-reportagens desenvolvidos pelos Atletas Medalha Azul, sendo o material dirigido à mídia informativa e ao website da campanha.
  • Ativação de PR – gerenciamento durante toda a campanha com matérias de grande expressão dirigidas pela equipe exclusiva de profissionais de imprensa.
  • Twitter Marketing – ferramenta de atualização constante de informação dos Atletas Medalha Azul e dos Jogos Olímpicos.
  • Blog Action + Social Unicef – atividade desenvolvida em conjunto com a Unicef, em que os posts dos Atletas Medalha Azul revertiam em materiais esportivos para projetos sociais ligados ao esporte.
  • Evento de Lançamento – apresentação do Time Medalha Azul 2008, estratégia comercial e plano de marketing para a equipe interna e parceiros de negócio, com a cobertura dos principais veículos de comunicação do país.
  • Eventos de Relacionamento e Ações de Endomarketing  envolvendo o público interno e parceiros de negócio, sendo trabalhados todos os aspectos motivacionais relacionados ao esporte.
  • Programa Momento Medalha Azul – em parceria com a BAND Esporte foram veiculados vídeos-reportagens desenvolvidos pelos Atletas Medalha Azul.
  • TV Cobertura Nacional – foco em 2 linhas de produto: TV e Celular.
  • Promoção – ação online com prêmios diferenciados.
  • OOH – outdoors nas principais capitais do Brasil.
  • ATL Revistas – foco institucional e em produto.
  • ATL Jornais – anúncios de oportunidade para momentos de conquista.

Para finalizar, publicamos alguns materiais interessantes para você curtir da campanha de 2007 e 2008:

Web TV 2008 – Teaser Marta

Web TV 2008 – Episódio Frank Caldeira (ele é bem engraçado).

Web TV 2008 – Episódio Cesar Cielo (o primeiro grande patrocinador do Cielo foi a Samsung, no ano da conquista da Medalha de Ouro na Natação – esse episódio foi gravado um pouco antes das Olimpíadas).

Hit Medalha Azul 2007  (produzida pelo Maurício Ricardo, do charges.com.br)

Making of com Atletas 2007 (vale rever alguns atletas como a Laís Souza, ainda antes do acidente).

Coletiva de Imprensa 2007

Revezamento da Tocha 2007

Quer saber mais sobre cases ou sobre inovação em marketing? Entre em contato com a gente, será um grande prazer compartilhar nosso conhecimento.

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